Desenvolvimento Sustentável no Rio Jauaperí
Para salvar a floresta amazonica é imperativo estabelecer a supremacia da Convenção sobre a Diversidade Biológica da Nações Unidas sobre o acordo TRIPS (Trade Related Intellectual Property Rights )da OMC (Organização Mundial do Comércio)
|
|
|
Venha para a Amazônia! Venha no mágico Xixuau! Experimente a vida em uma comunidade tradicional no coração da Amazônia. Sinta-se a reverberação da velha forma de vida. Desfrute de um turismo ambientalmente sustentável e responsável, de aventura, humanitário, que irá iluminá-lo e mudar sua vida. - Caminnhadas na mata, passeios de canoa, acampamentos durante a noite.
- Bird Watching, Exploração.
- Malocas tradicionais.
Eco-turismo na floresta amazônica é uma das maneiras pelas quais a floresta e sua biodiversidade pode ser usado de forma sustentável para a redução da pobreza e, em seguida com reforço mútuo, encorajar as pessoas para proteger a floresta e sua biodiversidade, do desmatamento . Veja as ofertas de Ecoturismo da Coop Xixuau A Coop Xixuau, uma cooperativa agrícola extrativista foi criada no dia 15 fevereiro de 2010. A Coop Xixuau é composta de pessoas de Rio Jauaperi e foi criada com a finalidade de melhorar a vida das pessoas que vivem no Rio Jauperi através das atividades ecologicamente sustentáveis de ecoturismo, extração da floresta, artesanato. Os cooperantes Elizama, Francilane e Nadia, webmasters da Coop Xixuau, estão trabalhando para construir o website ad CoopXixuau. Veja www.CoopXixuau.amazonia.org
A CoopXixuau foi criada com a ajuda da Associação Amazônia um de cujos objetivos são a delegação de autoridade (empowerment) e a capacitação das comunidades tradicionais da floresta amazônica.
O povo do Rio Jauaperi esta lutando contra a pesca predatoria Entanto que a pesca predatória consome o Rio Jauaperi, a criação da Reserva Extrativista do Baixo Rio Branco-Rio Jauaperi, a última esperança para salvar a biodiversidade e a cultura riberinha da região, está atrapada na Casa Civil a Brasilia pela oposição do Governo de Roraima. Pesca predatória consome Rio Jauaperi na bacia amazônica 14 de março de 2010 Uma grande vitória para Amazonia O Presidente Lula no dia 28 de 2009 de janeiro decretou que a área da Reserva Extrativista Baixo Rio Branco-Rio Jauaperi, em processo de instituição, é excluído da transferência da terras da União para o estado de Roraima. Uma grande vitória do povo do Jauaperi, da Associacao Amazonia, da Associação de Artesãos do Rio Jauaperi, da Associação Agro-extrativistas do Baixo Rio Branco e Rio Jauaperi (ECOEX) e da sociedade civil mundial. A madrugada chegou para a Resex Baixo Rio Branco-Rio Jauaperi. DECRETO No- 6.754, DE 28 DE JANEIRO DE 2009
|
|
As Comunidades Tradicionais do Rio Jauaperi se reúnem com o presidente Lula em Brasilia. Representantes das comunidades tradicionais do Rio Jauperi foram para Brasília para afirmar o desejo deles para a criação da Reserva Extrativista do Baixo Rio Branco - Rio Jauperi.
Da esquerda, Elton Leite da Encarnacao (Agente Volontario do Meio Ambiente da Comunidade Xixuau) , o Presidente Lula, Aluisio Barroso do Nascimento (Vice-Presidente da ECOEX), Luiz Barroso do Nascimento (Secretario da ECOEX), Justino Filho de Souza (Vice-Presidente da Comunidade Xixuau). "Pois os pescadores profissionais, os fazendeiros, os madeireiros, os caçadores e o governo do estado de Roraima com seus projetos de estradas e assentamentos vêm destruindo o patrimônio dos nossos filhos e netos nos reivindicamos a imediata criação da Reserva Extrativista Baixo Rio Branco Rio Jauaperi." Assinam as comunidades de Santa Maria Velha, Tapanaruca, Remanso, Floresta, Itaquera, Samaúma, Xixuaú, Tanauaú, Palestina, Gaspar e Vila São Pedro.
|
|
Obrigado Senadora Marina Silva ! Marina Silva, Ministra do Ambiente desde 2004 resignaram no dia 13 maio e denunciaram a falta de apoio do governo e pressiona da agro-indústria responsável do desmatamento As comunidades tradicionais do Rio Jauaperi e a Associacao Amazonia querem agradecer a senadora Marina Silva por o trabalho extraordinário feito estes anos para apoiar a criação de numerosas áreas protegidas, inclusive a Reserva Extrativisca do Baixo Rio Branco-Rio Jauperi. Nós continuaremos estando perto da senadora na batalha dela em defesa da Amazonia e dos povos da floresta.
|
|
|